A história das chaves automotivas
Você já parou para se perguntar como era o mundo antes das chaves? Já reparou no quanto a tecnologia avançou nos últimos anos? Quem tem uma certa idade com certeza se lembra das chaves simples dos veículos, bem parecidas com as chaves de casa. Com o avanço da tecnologia e o surgimento dos controles, chaves codificadas e keyless, muitas vezes nem paramos para pensar na história das chaves automotivas até aqui.
No início da história dos automóveis, as chaves eram peças de metal bem simples. Suas funções eram dar partida, trancar e destrancar as portas. Costumeiramente era necessário ter uma chave para cada função: ignição, portas, tanque e porta luvas. Até os anos 80, quando foi inventada a partida elétrica, não houveram grandes mudanças no mundo das chaves, apenas variações no design de cada uma. A partir dali, no entanto, elas se foram se tornando cada vez mais diferenciadas.
Outro ponto muito importante das chaves a partir da década de 80 é o investimento cada vez maior em segurança. Vidros elétricos, alarmes e travas foram desenvolvidos buscando tornar a experiência de dirigir cada vez mais segura, mas as chaves em si permaneciam muito parecidas com o que eram anteriormente. Nos anos 90, o jogo começou a mudar: surgiram sistemas que permitiam dar partida através de um botão no painel, controles remotos para abrir e travar portas, e finalmente o sistema keyless, que permite abrir, fechar e dar partida apenas se aproximando do veículo.
Hoje em dia, com toda a tecnologia, o design continua tendo uma função super importante quando se fala em chaves automotivas. A beleza e funcionalidade das chaves são capazes de gerar desejo não somente pelos automóveis, mas pelas peças de arte e joalheria que abrem e fecham estes veículos. Fizemos um post falando sobre as 10 chaves de carro mais luxuosas do mundo, e mesmo entre os automóveis mais populares, as chaves ficam cada dia mais bonitas.
Qual você acha que é o próximo avanço da tecnologia no mundo das chaves?